RISCO MUITO ALTO DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO UV

raiosuv_sol

 

 

O país encontra-se esta terça-feira em risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página oficial.

De acordo com o instituto, em risco muito alto de exposição à radiação UV, estão as regiões de Bragança, Faro, Vila Real, Guarda, Sagres, Viseu, Leiria, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Funchal e Porto Santo.

Para as regiões com nível muito alto, é recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, aconselhando ainda uma especial atenção no caso das crianças, sugerindo que as mesmas evitem a exposição ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Alto’), 8 a 10 (‘Muito alto’) e superior a 11 (‘Extremo’).

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para esta terça-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até meio da manhã.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral norte e centro e subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe a sua resposta