EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: OPTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO

lampada-economica-10

O Mercado do Livramento e o Pavilhão das Manteigadas vão receber iluminação mais económica e amiga do ambiente, no âmbito de uma candidatura a um programa de política ambiental.

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, a apresentação das candidaturas do Mercado do Livramento e do Pavilhão Municipal das Manteigadas no âmbito de um protocolo de cooperação, atualmente em vigor, com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente e a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Mediante a realização de auditorias energéticas, ambos os espaços municipais, com um consumo superior a 10 quilowatts de potência de iluminação, foram considerados adequados para receber sistemas de otimização de energia para iluminação interna.

Os sistemas são constituídos por um armário técnico com um conjunto de transformadores, equipados com tomadas de regulação dos níveis de tensão, dimensionados para diferentes potências, de acordo com as necessidades da instalação elétrica dedicada à iluminação.

A medida representa um investimento global de 27.349 euros, dos quais 19.168 euros são suportados pelo município.

A intervenção é implementada através da medida “Luz Certa no seu Município”, promovida pela RNAE e aprovada e cofinanciada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

O Mercado do Livramento e o Pavilhão das Manteigadas serão o terceiro e quarto apetrechamentos municipais a receber sistemas de otimização de consumo de iluminação interna no âmbito deste programa, depois de o Mercado 2 de Abril e o Pavilhão Municipal João dos Santos já terem sido apetrechados com dispositivos iguais.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe a sua resposta