TEM O CORAÇÃO EM DIA?

image003O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE (CHS), com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), preparam-se para organizar a 6ª edição da atividade “7 Dias do Coração”, destinada à população em geral, aos funcionários do CHS e da CMS, que decorrerá em Setúbal, durante todo o mês de maio.

A comissão organizadora pretende difundir a educação para a saúde, informar sobre a fibrilhação auricular e sensibilização para os benefícios e riscos da hipocoagulação oral, através da realização de um eletrocardiograma, avaliar o risco de diabetes e risco cardiovascular a 10 anos, sensibilização sobre a doença coronária e a insuficiência cardíaca e, por fim, promover medidas de estilo de vida saudável.

A primeira edição do evento decorreu em Maio de 2011 e, para além dos profissionais do Serviço de Cardiologia do CHS, teve a colaboração de elementos do Serviço de Endocrinologia da instituição e de uma equipa de professores e doutorandos da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, que aplicaram a bateria de testes de Fullerton 2 (Testes de Aptidão Física Funcional para Idosos) e asseguraram a componente do exercício físico.

Nas últimas três edições, juntaram-se ao projeto o Serviço de Medicina Física e Reabilitação I (HSB), assim como o Serviço de Pneumologia do CHS, o que permitiu reforçar as componentes da avaliação funcional e da reabilitação dos hábitos tabágicos.

Este ano existe também colaboração de profissionais dos Serviços de Medicina Física e Reabilitação II (HOSO), Medicina Interna e Nefrologia do CHS.

Todas as atividades do evento são efetuadas por profissionais habilitados, nomeadamente cardiologistas, endocrinologistas, internistas, fisiatras, enfermeiros, técnicos de cardiopneumologia, fisioterapeutas, nutricionistas, dietista e especialistas em exercício físico.

São envolvidos cerca de 50 profissionais de saúde em cada edição, que observam uma média de 180 pessoas por dia.

As datas previstas para a realização dos rastreios são as seguintes:

04 de Maio – 10:00/17:00 horas – Hospital de São Bernardo (HSB) (funcionários)

11, 12 e 13 de Maio – 10:00/17:00 horas – Av. Luísa Todi (placa central, perto do coreto) (população)

17 de Maio – 10:00/17:00 horas – Quartel dos Bombeiros Sapadores (funcionários da CMS)

31 de Maio – 10:00/16:00 horas – Hospital Ortopédico de Sant’Iago do Outão (HOSO) (funcionários)

2e2843e2ade511d88df42c8a44a73c77_M

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe a sua resposta