INQUÉRITO ALIMENTAR NACIONAL E DE ATIVIDADE FISÍCA CHEGOU AO BARREIRO

frutas e legumes

Pela primeira vez desde 1980, está a ser realizado em Portugal um Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) com a missão de recolher dados sobre o consumo alimentar e sobre a atividade física dos portugueses, estabelecendo a sua relação com determinantes em saúde, nomeadamente os socioeconómicos.

Realizado por um consórcio de investigadores nacionais e estrangeiros, coordenados pela Universidade do Porto, este estudo irá avaliar os hábitos alimentares e a condição física de 5000 indivíduos com idades compreendidas entre os 3 meses e os 84 anos, residentes em todas as regiões do país, selecionados a partir do Registo de Utentes do Serviço Nacional de Saúde.

O estudo vai iniciar no Barreiro e serão avaliados utentes da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Sto. António da Charneca.
Este estudo permitirá analisar diferenças e semelhanças entre as diferentes regiões do país, o que permitirá o desenvolvimento de ações de melhoria da saúde das populações também ao nível local.

Os resultados do inquérito permitirão colmatar a falta de informação harmonizada sobre o consumo e os hábitos alimentares dos portugueses, permitindo, pela primeira vez em várias décadas, desenvolver políticas nutricionais favorecedoras da melhoria da saúde da população com base em dados concretos sobre os hábitos de consumo dos portugueses.

A recolha da informação é baseada em instrumentos conciliados de acordo com as recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, o que permitirá estabelecer comparações a nível europeu.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe a sua resposta