CM de SETÚBAL PARTICIPA EM PROJETO INOVADOR

Fonte: CM Setúbal
Fonte: CM Setúbal

Onze funcionários da Câmara Municipal de Setúbal participaram voluntariamente e durante um dia num projeto de monitorização do percurso fora do contexto de trabalho denominado GENMOB, anunciou hoje a autarquia setubalense.

Com o objetivo de analisar o padrão diário de deslocações e utilização de tempo dos participantes, o Programa Desenvolvimento de Instrumentos e Métodos Promotores de Igualdade de Género ao Nível Local, tem na sua base o registo da atividade de pessoas quando estas se encontram fora do trabalho.

“Ir às compras, buscar os filhos à escola ou infantário, praticar atividades físicas ou tratar de familiares em casa foram algumas das atividades que contabilizámos ao longo de 24 horas”, adianta Fábio Rodrigues, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, entidade dinamizadora do projeto.

A participação dos voluntários consistiu na utilização de uma aplicação num smartphone ou de um personal tracker, um dispositivo eletrónico que permite transmitir as coordenadas GPS de elevada precisão a intervalos regulares, para registo das atividades realizadas durante 24 horas.

Para além de Setúbal, o GENMOB foi aplicado a mais 12 autarquias e em empresas privadas e não-governamentais e vai permitir formular “indicadores de apoio à definição de políticas explícitas e adaptadas ao mercado de trabalho e à conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal” explicam em comunicado.

Após a recolha dos dados os investigadores deste projeto, que conta também com a colaboração da norueguesa Noroff University College, realizam uma análise estatística dos padrões e tendência de cada participante e edita um vídeo infográfico com os resultados.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe a sua resposta